domingo, 9 de dezembro de 2007

Reltório da Apresentação




Na última aula de Panso, estivemos a apresentar os nossos trabalhos á turma e ao professor, para sermos avaliadas.

Nas aulas que antecederam tínhamos estado a fazer um estudo da possível maquilhagem e das roupas a utilizar, o que acho que correu bastante bem e conseguimos alcançar o objectivo pretendido.

Já na apresentação em si, pensei que corresse melhor, porque estivemos um bocadinho desconcentradas e houve uma falha no texto que eu acho que foi imperceptível, mas nós sabemos que aconteceu. Depois o que veio ainda nos desconcentrar mais foi a interrupção que aconteceu durante a apresentação, por parte das alunas de outra turma, contudo acho que conseguimos retomar com o trabalho, apesar de não o fazermos com a concentração que nos era imposta.

Em relação aos trabalhos dos outros grupos, acho que não houve nenhum que corresse 100% bem, porque também aconteceram falhas.

No grupo das sombras. houve uma desconcentração notória, pois o texto não estava decorado, contudo acho que foi a sua melhor actuação.

O grupo dos fantoches, também esteve bem, mas acho que deviam ter feito mais movimentos com os bonecos, pois era díficil perceber qual a personagem que estava a falar.

O grupo das marionetas, acho que foi o que conseguiu uma melhor apresentação, contudo penso que deveriam ter estudado melhor as vozes a utilizarem nas personagens pois foram muito parecidas.

E por fim o outro grupo que apresentou uma dramatização, penso que conseguiram fazer um bom trabalho, contudo houve uma notória desconcentração, por parte de alguns elementos, e podiam ter explorado melhor o espaço que poderiam utilizar.


Em suma, penso que não houve apresentações brilhantes, mas acho que conseguimos fazer um trabalho razoável. Penso que no meu grupo não houve nenhum tipo de desentendimento, houve sim uma discussão de ideias que foram sempre bem estruturadas e acatadas pelos outros elementos do grupo, por isso achava interessante voltar a trabalhar com este grupo.

Bacalhau á brás



400 g de bacalhau ;
3 colheres de sopa de azeite ;
500 g de batatas ;
6 ovos ;
3 cebolas ;
1 dente de alho ;
salsa ;
sal ;
pimenta ;
óleo ;
azeitonas pretas
Confecção:
Demolha-se o bacalhau como habitualmente, retira-se-lhe a pele e as espinhas e desfia-se com as mãos.Cortam-se as batatas em palha e as cebolas em rodelas finíssimas. Pica-se o alho.Fritam-se as batatas em óleo bem quente só até alourarem ligeiramente. Escorrem-se sobre papel absorvente.Entretanto, leva-se ao lume um tacho, de fundo espesso, com o azeite, a cebola e o alho e deixa-se refogar lentamente até cozer a cebola. Junta-se, nesta altura, o bacalhau desfiado e mexe-se com uma colher de madeira para que o bacalhau fique bem impregnado de gordura.Juntam-se as batatas ao bacalhau e com o tacho sobre o lume deitam-se os ovos ligeiramente batidos e temperados com sal e pimenta.Mexe-se com um garfo, e logo que os ovos estejam em creme, mas cozidos, retira-se imediatamente o tacho do lume e deita-se o bacalhau num prato ou travessa.Polvilha-se com salsa picada e serve-se bem quente, acompanhado com azeitonas pretas.

Receita Doce



Massa:250g de bolacha Maria;150g de margarina;1c (sopa) de açúcar(Desta vez substitui esta massa por massa quebrada)
Recheio:3,5 dl de leite;3c (sopa) de farinha de trigo;2 c /sopa) de Maizena;3 ½ c (sopa) de açúcar;4 ovos;
3c (sopa) de manteiga;200 g de chocolate;1 c (sopa) de aguardente ou rum;Cobertura:1 pacote de natas;2c (sopa) de açúcar;2 folhas de gelatina;Chocolate ralado;Pique a bolacha na picadora. Ao preparado junte a margarina derretida e o açúcar. Misture bem, forre uma tarteira com este preparado e leve ao frigorífico.Entretanto, leve o leite ao lume a aquecer. Numa tigela misture o açúcar com as farinhas e os ovos batidos.Regue com o leite e, depois de ligados, leve o preparado a lume brando mexendo sempre até levantar fervura. Retire então do calor e junte a margarina cortada aos bocadinhos, o chocolate partido e a aguardente ou rum. Bata até obter uma mistura fofa e homogénea e deixe arrefecer.Espalhe o recheio dentro da forma e leve a prender ao frigorífico.Para a cobertura, bata as natas, bem geladas com o açúcar até ficarem firmes. Junte depois a gelatina demolhada e desfeita num pouco de leite quente. Bata mais um pouco. Cubra a tarte com as natas e polvilhe com chocolate ralado. Leve ao frigorífico. Massa:250g de bolacha Maria;150g de margarina;1c (sopa) de açúcar(Desta vez substitui esta massa por massa quebrada)
Recheio:3,5 dl de leite;3c (sopa) de farinha de trigo;2 c /sopa) de Maizena;3 ½ c (sopa) de açúcar;4 ovos;
3c (sopa) de manteiga;200 g de chocolate;1 c (sopa) de aguardente ou rum;Cobertura:1 pacote de natas;2c (sopa) de açúcar;2 folhas de gelatina;Chocolate ralado;Pique a bolacha na picadora. Ao preparado junte a margarina derretida e o açúcar. Misture bem, forre uma tarteira com este preparado e leve ao frigorífico.Entretanto, leve o leite ao lume a aquecer. Numa tigela misture o açúcar com as farinhas e os ovos batidos.Regue com o leite e, depois de ligados, leve o preparado a lume brando mexendo sempre até levantar fervura. Retire então do calor e junte a margarina cortada aos bocadinhos, o chocolate partido e a aguardente ou rum. Bata até obter uma mistura fofa e homogénea e deixe arrefecer.Espalhe o recheio dentro da forma e leve a prender ao frigorífico.Para a cobertura, bata as natas, bem geladas com o açúcar até ficarem firmes. Junte depois a gelatina demolhada e desfeita num pouco de leite quente. Bata mais um pouco. Cubra a tarte com as natas e polvilhe com chocolate ralado. Leve ao frigorífico.