terça-feira, 11 de março de 2008

Agora trabalho arduo

Blog:

Nas aulas seguintes começamos a ver e a planificar o nosso projecto de estágio (projecto que teremos de realizar na instituição onde iremos estagiar no 3º periodo) e a apresentação da nossa instituição (um trabalho que o setor propôs para lhe darmos a a nossa instituição).

Blog:

Projecto de estágio (resumo):

Introdução

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Práticas de Animação Sociocultural, inserida no programa do 12ºano do Curso Tecnológico de Acção Social e tem como objectivo, a elaboração de um projecto para eventualmente ser posto em prática nas instituições onde iremos estagiar no terceiro período.

Visto que a instituição onde irei estagiar (Escola EB1/JI de Navais-Outeiro), tem como projecto educativo os temas, a matemática e o desporto, irei realizar o meu projecto de acordo com o mesmo, para deste modo não interferir com os princípios do Jardim de Infância e ser facilmente integrado no leque de actividades da instituição.

Assim o meu projecto, consiste na construção do “Painel da Matemática” (uma espécie de jogo que irá ajudar as crianças a reconhecer os números de 0 a 9 e alguns tipos de desportos), também construiremos chapéus de papel tipicamente portugueses (que mais tarde acabarão por ser decorados com algumas figuras geométricas).

Irei trabalhar com crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos sensivelmente. É nesta fase que começamos a fazer a preparação para a entrada no 1º ciclo, daí o projecto educativo do Jardim-de-infância querer focar o tema da matemática, uma das disciplinas com maior insucesso escolar desde o 1º ciclo.

Anos anteriores o Agupamento responsável pelo conjunto de escolas onde se insere a Escola EB1/JI de Navais centralizou-se num projecto que visava a promoção da linguagem e da literacia projecto esse que acabou num livro com histórias e outras actividades sobre algumas aldeias pertencentes ao Município da Póvoa de Varzim.

Porquê este projecto?

Durante todo este ano lectivo, o Jardim-de-infância de Navais, juntamente com os outros jardins-de-infância pertencentes ao Agrupamento Vertical de Aver-o-Mar estiveram a desenvolver um projecto colectivo que consiste em trabalhar duas áreas distintas, a matemática e do desporto.

Os objectivos deste projecto era desenvolver várias competências dentro desta área, como por exemplo ter a noção da lateralidade, desenvolver a motricidade, já dentro da área da matemática, classificar, ordenar e seriar, ter a noção de número, noções espaciais, noções temporais, padrões, medir, pesar e a resolução de problemas.

Com o meu projecto, irei focar algumas destas competências:

As crianças terão de constantemente estar a resolver problemas, pois no final da construção do painel da matemática iremos fazer um concurso, logo á parida as crianças terão de estar constantemente a desenvolver as suas capacidades cognitivas. Também estarão permanentemente a “por á prova” o conhecimento que têm á cerca dos números (quantos desenhos fazer nos quadrados de papel e fazer a distinção dos números). A noção que as crianças têm do tempo, será importante, pois desta forma irão perceber quando e a que altura do dia terão a disponibilidade da educadora para eu desenvolver o meu projecto. Enquanto as crianças estiverem a fazer os desenhos e a trabalhar no projecto vão ter consciência do desenrolar do tempo, ou seja, o que estiveram a fazer antes, o que estarão a fazer no momento e o que poderão fazer no momento seguinte.

Assim centralizei o meu projecto, num projecto já existente e tentei associa-lo ao máximo com o da instituição e com os objectivos que pretendiam.

Objectivos do projecto


Com a construção do painel e dos chapéus, procuro:

*Promover a sociabilidade e a interajuda;

*Incutir desde cedo o gosto pela matemática (visto que esta é uma das áreas em que as crianças têm mais dificuldades);

*Desenvolver as capacidades cognitivas e comunicativas das crianças;

*Reconhecer e distinguir os números existentes (0-9);

*Reconhecer e distinguir os vários tipos de desportos;

*Reconhecer e distinguir algumas figuras geométricas;

*Promover e desenvolver a motricidade fina;

*Sensibilizar as crianças para a prática do desporto.



Sem comentários: